Dinâmica


O Programa

A premissa do programa é relativamente simples: Os participantes são divididos em tribos e são colocados em uma ilha deserta onde devem aprender a conviver e sobreviverem juntos (conhecida como a fase tribal). Nessa fase, as tribos competem por imunidade.. A tribo que perde o desafio de imunidade vai para o conselho tribal, onde devem eliminar alguém.
Quando o número de participantes chega a 12, ocorre a fusão. Nessa etapa, é formada uma única tribo com os participantes restantes de cada uma das anteriormente formadas e o jogo vira cada um por si. Quem vence o desafio de imunidade fica imune no conselho tribal e sobrevive mais uma semana para tentar ganhar o prêmio. Quem é eliminado nessa fase faz parte do júri, um grupo de participantes eliminados que irão votar no final para quem merece o prêmio.
As eliminações vão acontecendo até sobrar dois ou três participantes que irão para o Conselho Tribal Final onde devem persuadir esse júri formado a darem o prêmio para eles. O júri, por sua vez, tem o direito de fazer perguntas que acharem necessárias para avaliar o jogo de cada um dos participantes que chegaram na final. O resultado é revelado na Reunion, onde o apresentador, revela o ganhador do programa e do título de Sole Survivor.
GIF Bio - Noura -
Alianças
 Um conceito muito famoso em Survivor são as alianças. Sem elas, você não sobrevive dentro do jogo. Sabe quando no BBB o pessoal combina de votar em alguém e o público brasileiro fica puto? Pois é, isso é uma vantagem em Survivor! É impossível ganhar o jogo sem ter uma aliança. Existe aqueles participantes que são extremamente fiéis à sua aliança, alguns tem uma sub-aliança dentro de uma aliança, outros fazem diferentes alianças e alguns até trocam de aliança, conhecido como os participantes flippers  Essa dinâmica está em constante mudança, visto que eles podem ser separados de sua tribo de origem e no momento da Merge, onde é formado uma única tribo, as alianças mudarem.  Vale ressaltar que eles não são obrigados a fazerem isso, não é tipo, uma regra do jogo. Mas pensem: Imagine que sua tribo perdeu a prova e foi pro conselho tribal, se você não tiver uma aliança o seu voto será irrelevante, você não irá conseguir eliminar quem quer e possivelmente será o eliminado.

Twists e Ídolo de Imunidade
Uma das coisas que faz Survivor ser tão excitante é a imprevisibilidade das temporadas. Cada temporada tem surpresas diferentes e isso faz com que os participantes tenham que lidar com essas diferentes variáveis. Várias coisas são empregadas: Mistura de tribos antes da fusão, troca de participantes entre as tribos, volta de uma tribo só com participantes eliminados, Motim (onde você pode trocar de tribos), enfim… Muita coisa mesmo. Mas nada chega a ser tão interessante como o famoso Hiden Immunity Idol (HII) – Ídolo de Imunidade.
Os ídolos  tem a capacidade de dar imunidade para alguém no conselho tribal. Eles são escondidos pela ilha e os participantes recebem dicas sobre sua localização das mais diversas formas. O participante em posse do HII tem o poder de fazer o que quiser: Contar pra todos, guardar pra si mesmo, dar para alguém… Agora imaginem as inúmeras possibilidades de chocar os outros participantes em um conselho tribal? Porque todos os votos direcionados à quem utiliza o ídolo são descartados e a segunda pessoa com o maior número de votos é eliminada (antes isso não era aplicável pois o ídolo era utilizado no início da votação). O ídolo é uma peça fundamental do jogo, reviravoltas SENSACIONAIS já foram feitas apenas com ele. Imagine que sua aliança está na minoria e, de repente, você acha um ídolo. Se as alianças adversárias não souberem, você pode utilizá-lo na hora do conselho e fazer com que uma pessoa que estava prejudicando seu jogo seja eliminada e ainda melhorar os números da sua aliança. Você também pode salvar alguém da sua aliança, enfim…. tem várias possibilidades.
Quando uma pessoa improvável é eliminada (o que geralmente acontece com o uso de um ídolo ou com uma baita de uma estratégia) dizemos que houve um blindside, também conhecido com o melhor momento de Survivor. 
O vídeo abaixo mostra um ídolo de imunidade sendo utilizado.

As Temporadas

Caso não tenha acompanho nenhuma temporada do reality e tenha interresse em assistir, irei deixar o link com um drive com as temporadas legendadas. Cada temporada tem de 13 a 15 episódios.
Recomendo assistir primeiro a temporada de numero 28- Cagayan ou a numero 33 - Kaôh Rõng. Ao entrar no link e só ir na pagina escrita Survivor US